12/05/2020

Quer saber como economizar combustível?

Sabemos que muitos motoristas recorrem a diversas tentativas de economizar combustível. Mas é preciso ter cuidado, pois algumas podem ser prejudicais


1 – Faça revisões periódicas no seu veículo

Essa é a recomendação mais passada aos motoristas e que pode evitar muitos problemas. Pois através das revisões, podemos detectar falhas no funcionamento do veículo, que estejam afetando o consumo adequado de combustível.

2 – Evite frear e acelerar o veículo bruscamente

Arrancadas e freadas bruscas forçam o motor do veículo, pois ele acaba precisando trabalhar mais para responder rapidamente ao comando.

3 – Evite sobrecarregar o veículo

Um veículo mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quando mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras.

4 – Troque a marcha corretamente

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. Por isso, você deve observar como o motor responde à demanda de aceleração em relação ao peso transportado.

5 – Não ande em ponto morto

O veículo consome mais combustível quando deixado em ponto morto, pois o motor gira em rotação baixa, enquanto o carro está andando em uma velocidade mais alta. Isso acontece porque, nessa situação, o veículo entende que está andando em marcha-lenta, fazendo com que o sistema de injeção eletrônica mande ainda mais combustível para o motor.

Essa ideia provavelmente surgiu quando os veículos possuíam carburadores, em que a energia de movimentação do veículo ocorria por meio do sistema de injeção mecânica. Nesse caso, é possível que o veículo realmente apresente redução do consumo, mas esses carros quase não existem mais.

6 – Não ande com os vidros abertos

Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h. Quando falamos na potência de um automóvel, não nos referimos apenas à capacidade de aceleração do seu motor, mas também ao seu desempenho em driblar a força do ar quando em movimento. Um veículo em movimento atravessa uma parede de ar. Quanto mais velocidade, maior será a ação do ar sobre o veículo.

7 – Pegue leve no uso do ar-condicionado

Ao ser ligado, o ar-condicionado aciona o compressor de gás, que, por sua vez, retira energia do motor. Como você já deve saber: quanto mais o motor precisa trabalhar, mais ele consome combustível. Isso significa, ainda, que a temperatura do ar também afeta o consumo, pois, quanto maior a necessidade de esfriar o ar dentro do automóvel, mais demanda de energia.


COMPARTILHAR