27/05/2020

Você está preocupado com a poluição que seu carro gera? Veja como reduzir o impacto ambiental!


Dia 05 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem por finalidade conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais e o impacto que o homem gera no planeta. Por isso, separamos algumas dicas para que seu carro não seja tão inimigo do meio ambiente, a fim de reduzir o impacto ambiental do seu automóvel.

 

Confira as dicas que separamos para você:

 

1) Fique de olho na etiquetagem veicular

O site do Inmetro disponibiliza um arquivo que determina a etiquetagem veicular (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas_pbe_veicular.asp) a fim de orientar o consumidor. A tabela é responsável por aferir a quantidade dos gases poluentes emitidos, como o CO² (dióxido de carbono), CO, SO2 e os óxidos de nitrogênio, a quilometragem do modelo rodando a álcool ou à gasolina. Então se designa uma nota de E até A, indo do carro mais poluente ao mais ecológico, respectivamente.

 

2) Esteja com a manutenção em dia

É uma dica óbvia, mas não é seguida à risca. Siga o manual do proprietário e realize as revisões previstas pelo fabricante. Elas certificaram que tudo está em ordem. Outros hábitos que ficam a cargo do motorista, como calibrar os pneus semanalmente, trocar o óleo como previsto pela fábrica, alinhar e balancear, são importantes para a economia de combustível.

 

3) Dirija o carro de forma mais suave

Freadas bruscas e acelerações rápidas podem proporcionar diversão para os gearheads (pessoas fanáticas por automóveis, motores, corridas e máquinas de alto desempenho), porém são hábitos que aumentam a poluição em comparação com condução suave.

 

4) Combustível: etanol é menos poluente

O combustível de fonte renovável é menos poluente que a gasolina. Por ter uma constituição química que difere do combustível fóssil, o volume de CO2 emitido na queima do etanol é em média 30% menos poluente do que o volume obtido na queima da gasolina (se levarmos em conta um carro de passeio). Mas vale ressaltar que o CO2 liberado na atmosfera é, dentro de um limite, reutilizado pela própria natureza. Plantas utilizam o gás no processo da fotossíntese. 

 

5) Trânsito polui mais!

A lógica da direção suave vale aqui também. Ok, às vezes é impossível não precisar utilizar o pedal no famoso “anda e pára” no trânsito. Mas esse costume aumenta vertiginosamente o consumo do carro, e como já falamos aqui: maior consumo significa maior emissão de gases.

Se for ficar muito tempo parado, é melhor desligar o carro! O sistema Start-Stop, encontrado em modelos mais modernos, visa a economia de combustível em momentos como este.

Tente fazer uma previsão do seu trajeto, escolhendo horários com menor fluxo de veículos e, quando possível, combine o uso do automóvel com o transporte público.  

 

6) Economia de combustível não favorece somente o bolso

É importante ficar atento aos acessórios elétricos, já que são grandes responsáveis pelo gasto de combustível. O ar-condicionado, por exemplo, faz o carro gastar de 10 a 20% a mais. Qualquer equipamento ligado no veículo aumentará o consumo. Peso também é um inimigo da economia. 

 

7) Carona é sempre aceita e tem apps para facilitar

A carona é algo que precisa ser mais explorada pelo brasileiro. Na hora do rush, as grandes maiorias de carros servem apenas uma pessoa. Às vezes o vizinho trabalha no caminho para o trabalho, dá para revezar a carona. De qualquer forma, já é um carro a menos. Caso prefira, existem alguns aplicativos que encontram pessoas próximas a você e a seu caminho e traçam rotas para a carona. Diante da situação atual, lembre-se dos cuidados com a saúde, use máscara e higienize as mãos.

 

8) Experimente outras maneiras de lavar o carro

Pensando no consumo consciente de água, diversas modalidades para limpeza do carro estão disponíveis no mercado. 

A lavagem a seco se tornou mais visível após a grave crise hídrica na região sudeste em 2014/2015 e ajuda na pintura do carro, pois cria uma película protetora pelo uso da cera.

Já a lavagem a vapor utiliza uma máquina que condensa o vapor e usa uma quantidade mínima de água, mesmo assim, consegue retirar uma enorme quantidade de sujeira e gordura do veículo. Procure locais que recorram à água de reuso.  

 

Fonte: Revista Auto Esporte

 


COMPARTILHAR